Efeitos Secundários do Tribulus

Possíveis Efeitos Secundários do Tribulus

Tribulus Terrestris é um suplemento à base de plantas utilizado principalmente pelos homens para aumentar o desejo sexual e construção da massa muscular. Embora o Tribulus seja promovido para a produção de grandes ganhos de massa muscular magra e força, a pesquisa publicada em maio de 2007 do Journal of Strength e Pesquisa condicionado não apoiam em absoluto esta reivindicação. Algumas preparações são vendidas como Tribulus terrestris búlgaro, esta espécie / variante da Tribulus é catalogada como sendo a mais eficiente nos prometedores efeitos desportivos e atléticos da planta. Como a Tribulus é muitas vezes colhida na Bulgária, tem uma história de uso na Europa Oriental, e é comummente associado com a predominância física e desportiva dos atletas de força búlgaros. O médico e escritor Ray Sahel informa que não há efeitos colaterais significativos Tribulus nem têm sido relatados, mas adverte que a pesquisa está em falta sobre os efeitos da planta a uso de longo prazo. Contudo atendendo à história milenar do uso dos extractos desta planta, é seguro assumir que os efeitos secundários sejam extremamente raros ou inexistentes.

Efeitos metabólicas e cardiovasculares

Ray Sahel observa comentários anedóticos de pacientes sobre os efeitos colaterais Tribulus Terrestris. Efeitos relatados incluem sentimentos de calor, frequência cardíaca um pouco mais rápida, aumento de energia e inquietação. Este tipo de efeitos secundários do Tribulus são mais comuns e pronunciadas com doses superiores a 500 mg.

Fotossensibilidade

O Tribulus Terrestris Búlgaro pode levar a pele a tornar-se mais sensível ao sol, uma condição conhecida como fotosensibilidade. Isto aumenta o risco de queimadura solar grave. Referência do “Physicians Desktop Area” adverte as pessoas que utilizam este suplemento à base de plantas para aplicar protector solar antes de expor a pele à luz solar, na nossa opinião, nada de extraordinário que vai além das preocupações comuns com a exposição solar. Este efeito de fotossensibilidade é raro e incomum.

Considerações hormonais

O Tribulus Terrestris Búlgaro pode aumentar os níveis de testosterona e outros hormonas masculinas, um efeito secundário desejável, exceptuando para homens com problemas de próstata, nessas circunstâncias o Tribulus pode não ser aconselhável como suplemento, contudo deve informar-se primeiro junto do seu profissional de saúde. A EMedTV observa que Tribulus Terrestris teoricamente poderia piorar a próstata, elevando o risco de cancro de próstata ou piorar o cancro de próstata, contudo são apenas sugestões teóricas, não existem estudos sobre esta condição de aplicação de Tribulus Terrestris em doentes prostatais.

Fale com o seu médico antes de usar tribulus se você têm problemas de Fotosensibilidade, pressão arterial ou problemas na prostata, exceptuando estas condições o Tribulus parece ser legitimamente bastante seguro. Para além destas advertências, os possíveis efeitos hormonais de tribulus são motivo de preocupação para as mulheres que estão grávidas ou que possam engravidar. Se tribulus aumenta os níveis de hormonas masculinas, o suplemento poderia causar masculinização dos órgãos genitais em um feto do sexo feminino. A pesquisa com animais também indicam que tribulus pode ter efeitos negativos sobre o desenvolvimento do cérebro do feto, de acordo com eMedTV. Não tome Tribulus se estiver grávida ou com possibilidade de engravidar.

Reacção alérgica

Como com qualquer suplemento à base de plantas, algumas pessoas podem experimentar uma reacção alérgica ao Tribulus terrestris búlgaro. Sinais listados pela Physicians’ Desktop Reference podem incluir dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito ou garganta, dor no peito, coceira na pele, inchaço inexplicável, urticaria ou uma erupção cutânea. Uma reacção alérgica a tribulus deve ser considerado uma emergência médica, pois pode levar a risco de anafilaxia, uma reacção de choque que provoca uma queda súbita da pressão arterial e dificuldade respiratória grave.

Em suma

Caso seja um atleta saudável, sem condições alérgicas ou semelhantes às listadas acima, não terá problemas com a suplementação de Tribulus, que é feita por milhões de pessoas em todo o mundo, com resultados extremamente positivos. Opte sempre por uma fórmula de confiança, credível e com qualidade.

Referências

Physicians’ Desktop Reference: Tribulus
Ray Sahelian, M.D.: Tribulus Terrestris
Journal of Strength and Conditioning Research: Effects of Five Weeks of Tribulus Terrestris Supplementation
Fitoterapia: Tribulus Terrestris of Bulgarian Origin
EMedTV: Tribulus Safety